Radioterapia Legal

Câncer

Câncer em jovens

Entre 2012 e 2020 foi constatado, de acordo com dados da Globocan, que os diagnósticos de câncer de vários tipos estão aumentando em pacientes que possuem entre 20 e 49 anos, em todos os continentes. Quando se fala em câncer colorretal, por exemplo, 13% dos pacientes com esse tipo de neoplasia possuem menos de 50 anos, representando um aumento de 9% desde 2020 (Dados: American Cancer Society).

Existem alguns fatores que contribuem para o aumento de casos de câncer em jovens. Um deles é o estilo de vida moderno, que muitas vezes inclui uma dieta pouco saudável, e falta de exercício físico regular. Além disso, o uso de tecnologia, como smartphones e computadores, pode levar a uma vida sedentária e menos atividade física.

Outro fator que pode contribuir para o aumento de câncer em jovens é a exposição a certos produtos químicos e substâncias tóxicas no ambiente. Alguns exemplos incluem a exposição a pesticidas, poluentes do ar e da água, e substâncias químicas presentes em produtos de cuidado pessoal.

Também é importante notar que o diagnóstico de câncer em jovens pode ser mais comum atualmente devido a melhorias na detecção e diagnóstico precoce, bem como à maior conscientização e acesso aos exames.

No entanto, é importante ressaltar que o câncer ainda é mais comum em pessoas mais velhas, e que a maioria dos casos de câncer em jovens são diagnosticados em estágios iniciais e são tratáveis. É fundamental que os jovens sejam encorajados a ter um estilo de vida saudável, evitando hábitos prejudiciais, e que realizem exames preventivos regulares para detectar o câncer o mais cedo possível, o que pode aumentar as chances de tratamento e cura.

Entre 15 e 39 anos acontecem mudanças morfológicas importantes no organismo e a faixa etária é determinante para a incidência de neoplasias. Especialistas explicam que os tipos mais comuns para indivíduos dessas idades são os linfomas (sistema linfático), tumores cerebrais, cânceres na tireoide, mama, testículos e ovários, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Escrito por Radioterapia Legal - 15/04/2023 - 160 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *