Radioterapia Legal

Quais fatores causam câncer?
Geral

Quais fatores causam câncer?

É muito comum vermos nas redes sociais vídeos e conteúdos falando sobre alimentos, hábitos, medicamentos e até mesmo materiais que são “agentes causadores de câncer”. Porém, em muitos casos, essas informações não são verdadeiras.

O câncer é causado por uma série de mutações genéticas que ocorrem nas células do nosso corpo. Essas mutações podem ser causadas por vários fatores, incluindo:

  • Fatores genéticos: Algumas pessoas têm uma predisposição genética ao câncer, o que significa que elas têm um risco maior de desenvolver a doença devido a mutações herdadas de seus pais.
  • Fatores ambientais: A exposição a certas substâncias e agentes ambientais pode aumentar o risco de câncer. Isso pode incluir a exposição a produtos químicos tóxicos, radiação ionizante, radiação ultravioleta do sol e poluição do ar.
  • Estilo de vida: Certos comportamentos de estilo de vida, como fumar, beber em excesso, uma dieta pobre em nutrientes e falta de atividade física regular, também podem aumentar o risco de câncer.
  • Infecções: Alguns tipos de câncer são causados por infecções virais ou bacterianas, como o papilomavírus humano (HPV), o vírus da hepatite B e C e a bactéria H. pylori.

É importante lembrar que muitos fatores de risco para o câncer são evitáveis ou tratáveis, e que há muitas coisas que podemos fazer para reduzir nosso risco de desenvolver a doença. Isso inclui manter um estilo de vida saudável, evitando substâncias e agentes ambientais tóxicos sempre que possível e fazendo exames regulares para detectar o câncer precocemente.

Além disso, havendo dúvidas, é importante procurar fontes confiáveis de informação (como o site do INCA, por exemplo) e profissionais da área.

Escrito por Radioterapia Legal - 05/04/2023 - 249 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *