Radioterapia Legal

Mitos e Verdades sobre câncer
Artigos, Câncer

Mitos e Verdades sobre câncer

Câncer ainda é um assunto que assusta muita gente. Infelizmente a disseminação de informações incorretas sobre o tema, com advento das redes sociais, tornou-se ainda maior, o que colabora para esse temor.

Muitas vezes a má interpretação de fatos relacionados ao câncer ou generalização de um caso isolado da doença, assim como especulações, acabam por fazer com que ideias falsas se apresentem como verdades. Por isso, separamos alguns mitos e verdade.

Todo câncer é hereditário

Mito. De forma geral, o câncer não é hereditário. Apenas em alguns casos a alteração genética pode ter sido herdada do seu pai ou da sua mãe, como o retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, que são os agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer no organismo. A maior parte dos casos de câncer são esporádicos, ou seja, são adquiridos e não herdados.

Câncer é uma enfermidade contagiosa

Mito. Por mais curioso que pareça, muitas pessoas acreditam que é possível se “contaminar” com câncer. Porém, a enfermidade é originada por uma falha genética, ou seja, um “defeito” no DNA da célula de algum tecido provoca a reprodução desordenada das mesmas, formando um tumor.

Bons hábitos de vida previnem o câncer

Verdade. Existem diversos fatores de risco ligados a hábitos, como alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Por isso, ao fazer mudanças de vida, automaticamente se reduz o risco de vários tipos de neoplasias.

Um tumor pode ser causado por um trauma

Mito. O traumatismo pode formar um nódulo que, em exames rotineiros, se assemelha a um tumor, mas é benigno. Outro fato frequente é que, a partir do momento do trauma, a preocupação da pessoa aumenta e, através do toque mais frequente ou outros exames pode-se descobrir um nódulo que já estava se desenvolvendo no corpo sem nenhuma manifestação evidente.

Todo nódulo ou tumor irá se transformar em câncer

Mito. Nem todo nódulo ou tumor será um câncer, portanto, ao sentir qualquer protuberância no seu corpo, procure um médico para que os devidos exames sejam realizados e se descubra a causa e o que é aquilo de fato. Lembrando que um nódulo benigno dificilmente poderá se transformar em um nódulo maligno: independentemente do local do corpo onde ele apareça

Pessoas afrodescendentes não correm risco de ter câncer de pele

Mito. Apesar da maior concentração de melanina, a pele negra também pode ser acometida pela doença, embora a incidência seja muito maior em pessoas de pele mais clara. A fotoproteção é indicada para todos os tipos de pele

Desodorante aerossol causa câncer de mama

Mito. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer relação entre o uso de desodorantes e câncer de mama. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.


Escrito por Radioterapia Legal - 01/02/2023 - 321 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *