Radioterapia Legal

Janeiro Dourado: oncologia e a importância da Medicina Esportiva
Câncer

Janeiro Dourado: oncologia e a importância da Medicina Esportiva

A prática de atividades físicas sempre foi fundamental para a manutenção da saúde. E isso, inclui a prevenção de doenças oncológicas.

Segundo dados de uma revisão publicada pelo American College of Sports Medicine, que analisou centenas de estudos epidemiológicos sobre a relação entre atividade física e diferentes tipos de câncer, praticantes de exercícios chegam a ter uma probabilidade até 20% menor de desenvolver diversos tumores. A redução na mortalidade também foi estudada: no caso do câncer de mama, o percentual chegou a 48% menos risco de mortalidade por diferentes causas e 38% pela doença especificamente.

Mas uma coisa que as pessoas esquecem ao iniciarem em uma atividade esportiva é a importância de fazer uma avaliação médica para descartar possíveis condições que possam limita-la ou até restringi-la. Não são raras as notícias de pessoas que sofrem desde lesões osteomusculares até morte súbita ao praticarem exercícios sem avaliação e orientação adequadas. Estas situações trazem à tona a importância do auxílio de um médico especializado.

Para alertar a população com relação à necessidade da avaliação realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em sua rotina, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) lançou a campanha Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro, um mês para a conscientização da saúde do esportista.

No caso de pacientes com histórico de tratamento oncológico, é muito importante a atividade regular e segura, por isso fale com seu médico sobre  a melhor forma de se exercitar e manter-se saudável!

Escrito por Radioterapia Legal - 19/01/2023 - 888 Views

1 Comentário

  • Ana Paula 30/01/2023 em 1:57 am

    Excelente iniciativa, parabéns a todos os envolvidos! Obrigada

    Responder
  • Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *