Descomplicado a radioterapia

Vacina da Oxford pode ajudar no combate ao câncer
Especiais

Vacina da Oxford pode ajudar no combate ao câncer

Depois de causar tantas dores e mortes, a Covid-19 pode deixar um legado positivo para a ciência e para a humanidade.  Os cientistas responsáveis pela vacina contra covid-19 do consórcio entre a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a empresa biofarmacêutica americana AstraZeneca, estão usando a mesma tecnologia para desenvolver uma injeção terapêutica contra o câncer.

O estudo, publicado no início de setembro no periódico científico Journal for ImmunoTherapy of Cancer, apresentou resultados promissores nos testes com camundongos, que tiveram os níveis de células que combatem o câncer aumentados, melhorando a eficácia do tratamento contra a doença.

A vacina utiliza a mesma tecnologia para combater o coronavírus, chamada de vetor viral não replicante (RNAm). Esse mecanismo induz a resposta do sistema imunológico e aumenta a proteção contra a doença. A criação de vacinas com essa tecnologia foi uma inovação incentivada pela pandemia do coronavírus e tem potencial para combater outras doenças.

Segundo a Universidade de Oxford, a próxima etapa da pesquisa é a realização de um ensaio clínico de fases 1 e 2 da vacina contra o câncer em combinação com imunoterapia. O estudo inicial será feito com 80 pacientes com câncer de pulmão e deve ser realizado ainda este ano.

Escrito por Radioterapia Legal - 15/09/2021 - 114 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *