Descomplicado a radioterapia

O que é Radioterapia
Especiais, Radioterapia

O que é Radioterapia

Diferentemente da Cirurgia ou quimioterapia, que são mais intuitivas, existem muitas dúvidas sobre a Radioterapia. Nessa série de perguntas e respostas falaremos um pouco sobre o assunto com a intenção de desmistificar o tema.

Inicialmente colocamos em um site de buscas a frase: “Radioterapia o que é”. Uma das principais perguntas que aparecerem são: “Radioterapia é para que?” e “Radioterapia é eficaz?”

A radioterapia existe desde a descoberta das radiações em 1895, sendo logo após utilizada para fins medicinais. Ela se resume ao tratamento com radiações ionizantes, como o Raio X. Era utilizada nos primórdios para tratamentos de tumores visíveis na pele que diminuíam e até desapareciam em contato com a radiação.

Com o conhecimento da técnica e avanço da ciência o tratamento passou a incorporar exames como a tomografia computadorizada, que permitia com que tratássemos vários órgãos, como a próstata e mama, de maneira mais precisa e eficaz.

A radioterapia normalmente é utilizada como:
Tratamento definitivo – sem necessidade de cirurgia ou quimioterapia.
Tratamento adjuvante – como uma esterilização após cirurgia.
Tratamento paliativo – com finalidade de diminuir sintomas como dor, sangramento e falta de ar.

Apesar da maioria dos pacientes que estão em radioterapia serem pacientes com diagnóstico de câncer ela pode ser usada como tratamento de doença benignas incluindo queloides, meningiomas ou adenomas de hipófise.

Escrito por Radioterapia Legal - 12/11/2020 - 28 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *