Câncer de mama é a 2ª maior causa de morte entre mulheres nas Américas
O Outubro Rosa é uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce em mulheres que têm alto risco para câncer de mama. Nesses casos pode ajudar a evitar progressão da doença e aumentar a taxa de cura.
Segundo estudo realizado pelas Nações Unidas, estima-se que, em 2012, 408 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença e mais de 92 mil morreram devido ao câncer no continente. Diversos países de América Latina e Caribe apresentam algumas das mais altas taxas de risco, diante das desigualdades em saúde existentes na região.
O câncer de mama pode ser detectado de forma precoce e tratado com eficácia. Mas para isso, é importante investir em programas de sensibilização sobre a saúde da mulher, a fim de aumentar a consciência da população quanto aos fatores protetores e a detecção precoce.
Claro que em países de alta renda é mais fácil proporcionar programas de prevenção, que muitas vezes incluem mamografias que levam ao diagnóstico precoce, bem como ao tratamento eficaz, e têm reduzido a taxa de mortalidade por essa doença.
Segundo a OPAS/OMS, a maior proporção das mortes pela doença ocorre entre mulheres com menos de 65 anos de idade (57%). Para ler o artigo completo, acesse esse link.
Sem comentários