Descomplicado a radioterapia

Saiba o que é Radioterapia Paliativa
Radioterapia

Saiba o que é Radioterapia Paliativa

Na radioterapia paliativa o tratamento não se destina ao desaparecimento completo do tumor,  mas sim ao controle dos sintomas, que pode ser obtido até mesmo com a redução parcial do seu tamanho.

Metástases ósseas, por exemplo, podem ocasionar dor, desconforto e limitação de movimentos e,  nestes casos, a radioterapia pode ser um tratamento paliativo eficiente, fazendo com que a dor e outros sintomas sejam minimizados e até, em alguns casos, deixem de existir.

Estes tratamentos podem ser realizados com técnicas simples de radioterapia ou com técnicas de última geração, como por exemplo na modalidade de radioterapia guiada por imagem – IGRT, a qual garante precisão milimétrica na localização do órgão que se pretende tratar com a dose de radiação. Está técnica é muito utilizada em metástases cerebrais, em que a lesão deve receber altas doses de tratamento enquanto o tecido normal deve ser poupado da radiação.

Ainda para evitar efeitos colaterais indesejáveis podem ser utilizadas técnicas como a radioterapia de intensidade modulada – IMRT, que por modulação do feixe de radiação diminui de forma eficaz a dose em áreas adjacentes ao local tratado.

Radioterapia paliativa também é indicada para sangramento de origem tumoral que pode ocorrer em órgãos como pulmões, bexiga, estômago e útero. A radioterapia nesses casos apresenta boa resposta e funciona como um tratamento complementar à quimioterapia.

Em outras situações clínicas a radioterapia pode ser usada para tratar lesões que comprimem a via área impedindo a circulação de ar, como em tumores que comprimem a traqueia ou brônquios pulmonares.

Portanto a Radioterapia Paliativa pode ser indicada nas seguintes situações para melhorar a qualidade de vida do paciente:

  • Aliviar a dor óssea.
  • Diminuir compressão da medula espinal
  • Controle de tumores e redução de sangramentos
  • Reduzir sintomas respiratórios de tumores que comprimem a via área
  • Tratamento de sintomas neurológicos

Imagem: St. Elizabeth Healthcare

Escrito por Radioterapia Legal - 19/08/2020 - 150 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *