Descomplicado a radioterapia

Importância do Agosto Azul
Câncer

Importância do Agosto Azul

Agosto é o mês da conscientização da saúde do homem.  Os dados são alarmantes: estima-se que 60% dos homens só procuram o consultório médico quando uma doença já está em estágio avançado.

A partir da divulgação da Estimativa 2020 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em fevereiro de 2020, o Grupo de Trabalho de Saúde dos Homens apresentou orientações sobre a interpretação de dados divulgados referente aos tipos de câncer mais frequentes e com maior mortalidade na população masculina brasileira.

A nova metodologia visou aprimorar a coleta de dados e pôde permitir uma melhor avaliação da situação do câncer no Brasil de acordo com o tipo, idade, sexo e unidade da federação. O relatório do Inca calculou a tendência do número de casos novos da doença para o triênio entre 2020 e 2022 e mostra que os cinco cânceres mais frequentes na população masculina, nesse período, devem ser:

  • Próstata: 65.840 novos casos
  • Cólon (intestino grosso): 20.520 novos casos
  • Pulmão: 17.760 novos casos
  • Estômago: 13.360 novos casos
  • Boca: 11.180 novos casos

O principal fator de risco para o câncer de pulmão é cigarro e para o estômago e esôfago, além do cigarro, o álcool.

Para quem quiser saber mais,  documento completo está disponível no neste link.

As dicas para evitar esse quadro são praticar atividade física, manter alimentação saudável, não fumar, beber com moderação e visitar o médico com regularidade.

Escrito por Radioterapia Legal - 10/08/2020 - 99 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *