Descomplicado a radioterapia

Sobre liberdade e comportamento
Artigos

Sobre liberdade e comportamento

* Artigo para o Jornal 30 Diários

Meu filho de 3 anos é uma graça mas, às vezes, teima em não querer escovar os dentes.

Recentemente me ensinaram uma técnica infalível, que consiste em dar opções para a criança. Por exemplo: Quando a criança se negar a escovar os dentes, de-lhe a oportunidade de escolher se prefere o creme dental do Homem-Aranha ou do Batman, ou se quer a escova verde ou azul.

Testei algumas vezes e sempre dá certo.

Pensando sobre isso lembrei de uma pesquisa comportamental onde dois macacos recebiam como prêmio um pepino após uma tarefa.

A fruta era a mesma para os dois, e havia grande satisfação após recebê-la como prêmio.

Entretanto, quando o pesquisador deu um pepino para um deles e uma  uva para o outro, aconteceu algo incrível.

O macaco que continuou a receber o pepino não o aceitava mais, pois via que do outro lado da jaula a recompensa havia sido “melhor”.

A primeira história remete a utilização da Liberdade de Escolha e a segunda sobre o entendimento de Justiça,  as duas como parte integrante  do inconsciente coletivo e importantíssimas na formação de nosso intelecto.

Hoje as pesquisas comportamentais (como a do vídeo) mostram cientificamente o que filósofos sempre disseram sobre a importância desses valores para o indivíduo e a sociedade.

Dentro do processo maiêutico de Sócrates, em que as pessoas eram convidadas a elaborar suas próprias idéias com o mínimo de pré-conceitos, trazendo-lhes a liberdade de avaliar o que é necessário à sua vida, somos convidados a refletir sobre as decisões que tomamos automaticamente em nosso dia a dia.

Se até os primatas, por meio do mecanismo de evolução, apresentam esses valores essenciais, por que não exercitá-los conscientemente?

Quantas vezes não delegamos a outrem nossas decisões, quando poderíamos ter escolhido?

Viver é ser livre para poder decidir.

Já pensou sobre isso?

Escrito por Radioterapia Legal - 03/06/2016 - 90 Views

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *