Descomplicado a radioterapia

Gestão em Saúde

Estratégia de Saúde da Família no Brasil

Em recente artigo da revista The New England Journal of Medicine foi discutida a Estratégia de Saúde da Família no Brasil. Desde seus primórdios na década de 1990 como um programa especifico de cuidados maternos e infantis com importante participação de agentes comunitários (membros da comunidade com treinamento para detectar situações de risco em saúde, bem como promovê-la). Houve expansão maciça do programa e hoje o núcleo das equipes conta com médico, enfermeira e agentes comunitários, que são responsáveis por uma região específica. São mais de 39.000 equipes pelo Brasil com 30.000 dentistas e 265.000 agentes comunitários, que têm destaque pela sua proximidade com as famílias. Alguns trabalhos mostram que o programa aumenta a satisfação do usuário, melhora o acesso e qualidade à saúde. Além disso dados concretos como redução da mortalidade infantil predominantemente devido à diminuição de diarreia e infecções respiratórias e em adultos redução de complicações de doenças crônicas. O programa, apesar dos bons resultados, apresenta dificuldades como incorporação de tecnologia, integração com serviços ambulatoriais e hospitalares, que serão os desafios para os próximos anos.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra 

 

Esse artigo é importante pois mostra o reconhecimento internacional das qualidades de um programa de Saúde Pública aplicado à realidade brasileira.
O SUS apresenta muitas falhas e encontra-se em constante evolução. Hoje o desafio encontra-se na integração e incorporação da iniciativa privada no processo. O que poderia diminuir custos para incorporacao de tecnologia e e maximizar a eficiência de todo o sistema.

Escrito por Radioterapia Legal - 02/08/2015 - 140 Views

1 Comentário

  • Antonio nogueira 29/11/2015 em 2:39 pm

    Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

    Responder
  • Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *